o  caminho  da  alma

threads_last-01.png

my story

Sou mãe, sensível, cuidadora, artista e artesã, aventureira e sonhadora. Sou uma mulher de liberdade e da natureza e num significado mais profundo sou uma viajante da vida, numa caminhada contínua para descobrir a minha Verdade e as partes desconhecidas de mim.
 

Inspira-me o mistério da vida e do universo, o poder criativo e transformador inerente à natureza humana capaz de movimentar montanhas, a união dos povos e pessoas em prol de um mundo melhor, em que todos os seres são respeitados, aceites e cuidados com amor.

No meu coração habita uma saudade desta realidade como se em tempos, eu já a tivesse vivido.

quemsou.png

Acalma-me e traz-me presença o estar na natureza; aí encontro com serenidade o caminho de volta à paz sempre disponível no meu interior.  O lado divertido e energizante da vida, encontro-o em momentos de partilha e aventura com amigos, em especial se passados na natureza.

Encontro a inspiração sempre que partilho os meus dons. Iuna care é um caminho para o fazer através das mãos cuidadoras e artísticas. No meu trabalho motiva-me apoiar as pessoas a: melhorarem a sua saúde física, emocional e mental; retomarem o caminho de volta a elas mesmas, àquele espaço calmo interno onde se podem acolher, escutar e transformar; acreditarem na sua capacidade criativa; criar beleza, unicidade e união através da arte e artesania, e valorizar os conhecimentos e tradições ancestrais.

 
threads_last_minimum.png

"Stay  at  the  center  of  the  circle

 and  let  all  things  take  their  course."​

- Rumi -

leaf_edited.png
threads_last-01.png
mystory3_edited.png

bibliografia

Fui uma criança que cresceu em abundância de experiências junto da família, amigos e natureza. Lembro-me de ter coragem, de ser aventureira e cuidadora; de ter aptidão física que sempre se expressou no desporto e uma aptidão fora do comum para o desenho. Gostava de todos os animais, de dançar e acampar com a família, de andar de bicicleta no pinhal; fascinavam-me as imagens do Matchu Pitchu, o universo e a astronomia. Cresci com o gosto pelas artes e pela biologia, filosofia e ciência.

 

Em 2006 formei-me em Engenharia Biotecnológica e mestra em Medicina Molecular, motivada pelo desejo de descobrir o poder regenerador e curador da células estaminais. Foi um caminho profissional que me foi desafiante de percorrer, pela manipulação animal em laboratório que o acompanhava. Encontrei por isso, noutras direções a oportunidade de apoiar as pessoas mais de perto e sem prejuízo de outros seres. Dediquei-me a voluntariado e trabalho humanitário com a Possible Heatlh e os Médicos Sem Fronteiras em vários paises da Ásia e África ao longo de 7 anos..

3a.png
2a.png
4a(b).png
threads_last-01.png

Foi em 2012, em tempos de trabalho stressante, no norte de Moçambique que reencontrei uma inquietação interna que me levou a percorrer novas aventuras. De alguma forma, o prestar ajuda humanitária era um caminho tão precioso, mas no meu íntimo precisava de ir mais fundo e entender o meu propósito de vida.

​​

Foi em resposta a essa inquietação que me aventurei numa viagem de bicicleta pela Ásia em 2012 pela Tailândia, Cambodia e Laos. No caminho reencontrei partes de mim esquecidas e deconhecidas, redescobri a minha sensibilidade e força interior, e formas de vida e de viver que prezam o autocuidar, o cuidar ao outro, a todos os seres e natureza. Durante esta viagem, entre Chiang Mai e Pai na Tailândia, fiz formação em Massagem Tradicional Tailandesa e aprendi a arte de tecer com Macramé, duas artes que hoje partilho através da iuna care.

mystory1_edited.png

De volta a Portugal em 2013, cheguei com uma visão sonho no coração mas para a qual, não estava ainda preparada. Estive no Sudão do Sul e Libéria entre 2013 e 2014, no período pré e pós-guerra e durante a epidemia do Ébola. 

​Em 2015 fui mãe de uma menina incrível que trouxe com ela uma fase de grande transformação e autoconhecimento e me mostrou o caminho de volta ao coração. 

Em 2016 voltei a Portugal, ano em que fundei a Yinside Artesania e iniciei o meu percurso como artesã e artista de Macramé. Em 2017 abriram-se caminhos como Terapêuta de Massagem Tradicional Tailandesa. Hoje sinto que, estou cada vez mais alinhada com o meu caminho/propósito e pronta a realizar os meus sonhos.

FC_20210715_0016.png
Entre infinitas experiências, aprendi que não há caminhos certos ou errados. Aprendi o quão é importante estar presente, acolher e escutar sem julgamento para poder verdadeirmente cuidar e transformar, dentro de nós e com os outros. É nesse espaço de acolhimento que o amor pode ser recebido e gerado em simultâneo, e que habita a calma e a felicidade plena mesmo em momentos mais desafiantes.