

o caminho da alma

my story
Sou mãe, sensível, cuidadora, artista e artesã, aventureira e sonhadora. Sou uma mulher de liberdade e da natureza e num significado mais profundo sou uma viajante da vida, numa caminhada contínua para descobrir a minha Verdade e as partes desconhecidas de mim.
Inspira-me o mistério da vida e do universo, o poder criativo e transformador inerente à natureza humana capaz de movimentar montanhas, a união dos povos e pessoas em prol de um mundo melhor, em que todos os seres são respeitados, aceites e cuidados com amor.
No meu coração habita uma saudade desta realidade como se em tempos, eu já a tivesse vivido.

Acalma-me e traz-me presença o estar na natureza; aí encontro com serenidade o caminho de volta à paz sempre disponível no meu interior. O lado divertido e energizante da vida, encontro-o em momentos de partilha e aventura com amigos, em especial se passados na natureza.
Encontro a inspiração sempre que partilho os meus dons. Iuna care é um caminho para o fazer através das mãos cuidadoras e artísticas. No meu trabalho motiva-me apoiar as pessoas a: melhorarem a sua saúde física, emocional e mental; retomarem o caminho de volta a elas mesmas, àquele espaço calmo interno onde se podem acolher, escutar e transformar; acreditarem na sua capacidade criativa; criar beleza, unicidade e união através da arte e artesania, e valorizar os conhecimentos e tradições ancestrais.


"Stay at the center of the circle
and let all things take their course."
- Rumi -



bibliografia
Fui uma criança que cresceu em abundância de experiências junto da família, amigos e natureza. Lembro-me de ter coragem, de ser aventureira e cuidadora; de ter aptidão física que sempre se expressou no desporto e uma aptidão fora do comum para o desenho. Gostava de todos os animais, de dançar e acampar com a família, de andar de bicicleta no pinhal; fascinavam-me as imagens do Matchu Pitchu, o universo e a astronomia. Cresci com o gosto pelas artes e pela biologia, filosofia e ciência.
Em 2006 formei-me em Engenharia Biotecnológica e mestra em Medicina Molecular, motivada pelo desejo de descobrir o poder regenerador e curador da células estaminais. Foi um caminho profissional que me foi desafiante de percorrer, pela manipulação animal em laboratório que o acompanhava. Encontrei por isso, noutras direções a oportunidade de apoiar as pessoas mais de perto e sem prejuízo de outros seres. Dediquei-me a voluntariado e trabalho humanitário com a Possible Heatlh e os Médicos Sem Fronteiras em vários paises da Ásia e África ao longo de 7 anos..




Foi em 2012, em tempos de trabalho stressante, no norte de Moçambique que reencontrei uma inquietação interna que me levou a percorrer novas aventuras. De alguma forma, o prestar ajuda humanitária era um caminho tão precioso, mas no meu íntimo precisava de ir mais fundo e entender o meu propósito de vida.
Foi em resposta a essa inquietação que me aventurei numa viagem de bicicleta pela Ásia em 2012 pela Tailândia, Cambodia e Laos. No caminho reencontrei partes de mim esquecidas e deconhecidas, redescobri a minha sensibilidade e força interior, e formas de vida e de viver que prezam o autocuidar, o cuidar ao outro, a todos os seres e natureza. Durante esta viagem, entre Chiang Mai e Pai na Tailândia, fiz formação em Massagem Tradicional Tailandesa e aprendi a arte de tecer com Macramé, duas artes que hoje partilho através da iuna care.

De volta a Portugal em 2013, cheguei com uma visão sonho no coração mas para a qual, não estava ainda preparada. Estive no Sudão do Sul e Libéria entre 2013 e 2014, no período pré e pós-guerra e durante a epidemia do Ébola.
Em 2015 fui mãe de uma menina incrível que trouxe com ela uma fase de grande transformação e autoconhecimento e me mostrou o caminho de volta ao coração.
Em 2016 voltei a Portugal, ano em que fundei a Yinside Artesania e iniciei o meu percurso como artesã e artista de Macramé. Em 2017 abriram-se caminhos como Terapêuta de Massagem Tradicional Tailandesa. Hoje sinto que, estou cada vez mais alinhada com o meu caminho/propósito e pronta a realizar os meus sonhos.

